Antônio de Queirós Teles, conde de Parnaíba

How are you related to Antônio de Queirós Teles, conde de Parnaíba?

Connect to the World Family Tree to find out

Antônio de Queirós Teles, conde de Parnaíba's Geni Profile

Share your family tree and photos with the people you know and love

  • Build your family tree online
  • Share photos and videos
  • Smart Matching™ technology
  • Free!

About Antônio de Queirós Teles, conde de Parnaíba

Foi um proprietário rural e político brasileiro.

Oitavo filho do barão de Jundiaí e de Ana Leduína de Morais e irmão do barão do Japi, Joaquim Benedito de Queirós Teles e da segunda baronesa de Jundiaí, Ana Joaquina do Prado Fonseca.

Casou-se em 13 de junho de 1854 em Itu com Rita M'Boi Tibiriçá Piratininga (Itu, 28 de abril de 1841 - São Paulo, 26 de fevereiro de 1901), filha de João Tibiriçá Piratininga e Maria Antonia Camargo, sendo tia de Jorge Tibiriçá Piratininga. Com ela teve cinco filhos, dentre os quais o engenheiro Antônio de Queirós Teles Júnior.

Formou-se pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, onde matriculou-se em 1850, havendo se formado em 1854, tendo iniciado a carreira de advogado em Itu. Em 1855 iniciou na sua carreira de político, tendo sido eleito à assembléia provincial por três biênios, de 1856 a 1861. Ocupou a presidência de Itu. Seu mais alto cargo foi o de presidente da Província de São Paulo, de 26 de abril a 16 de julho de 1886 e de 26 de julho de 1886 a 19 de novembro de 1887.

Sempre se mostrou preocupado e interessado no tema da imigração e colonização do interior da província. A Hospedaria de Imigrantes da capital de São Paulo, foi construída e inaugurada sob a presidência do Conde de Parnaíba, em execução da Lei nº 56, de 21 de março de 1885, destinada a receber os imigrantes procedentes do estrangeiro ou de outros Estados da União.

Foi também presidente da Companhia de Estradas de Ferro Mogiana de 1873 a 1886.

Em 1887 tomou parte da reunião dos lavradores paulistas para estabelecerem prazo pra a libertação dos escravos.

Seus títulos nobiliárquicos recordam a chegada do caminho de ferro da Mogiana às cercanias do Rio Parnaíba, cidade de Santana de Parnaíba, São Paulo. Era Comendador da Ordem da Rosa.

O título de Barão foi-lhe concedido em 31 de dezembro de 1880 tendo sido elevado a Visconde, com Grandeza, em 7 de maio de 1887 e a Conde em 3 de dezembro de 1887 (D.Pedro II).

Faleceu em virtude da febre amarela, contraída no Rio de Janeiro, onde havia ido acompanhar um filho que seguia para a Europa. Foi sepultado em Itu.

Homenageado em Jundiaí com a Rua Conde de Parnaíba e com a Escola de Educação Conde de Parnaíba, uma das mais antigas escolas públicas da cidade e também do Estado de São Paulo.

Fonte: Wikipedia

view all 16

Antônio de Queirós Teles, conde de Parnaíba's Timeline