![](https://assets12.geni.com/images/external/x_com_black_16.png?1730235555)
![](https://assets10.geni.com/images/facebook_white_small_short.gif?1730235555)
Amaro Gomes Coutinho (Paraíba, c.1774 — Recife, 21 de agosto de 1817), foi um revolucionário brasileiro. Era coronel do regimento miliciano de brancos.
Era rico proprietário de terras, filho do coronel Amaro Gomes da Silva Coutinho e cunhado do também revolucionário e futuro senador do Império Estêvão José Carneiro da Cunha.
Foi o principal chefe da Revolução Pernambucana (1817) na Paraíba. Iniciou o levante em Itabaiana e logo ganhou a capital, a 16 de março.
Derrotado o movimento pelas tropas governistas, e após a rendição, foi detido e enforcado no Recife em 21 de agosto de 1817, juntamente com seus companheiros Francisco José da Silveira e José Peregrino Xavier de Carvalho, Posteriormente foram esquartejados, e os membros amputados foram distribuídos e expostos em pontos estratégicos em João Pessoa, onde ficaram expostos
Fonte: WP
Engenhos da Paraíba do autor Fabio Arruda de Lima. Para esse autor o martir da Revolução é o pai e o pai é casado com a Ana Clara Coutinho.
Cavalheiro da Ordem de Cristo, coronel do regimento de milícias brancas de Pernambuco e proprietário na província, Amaro Gomes da Silva Coutinho é reconhecido historicamente pelo papel fundamental desempenhado na revolução pernambucana. Defensor aberto da independência desde dezembro de 1816, contribuiu com as suas qualidades militares para a independência de Itabaiana, em 14 de março de 1817, bem como para as insurreições que se seguiram em Taipu, liderada pelo padre Antônio Vieira, e na Paraíba, em 16 de março, com Estevão José da Cunha. Com a deposição das autoridades e a recém-conquistada liberdade pernambucana, Amaro Coutinho foi nomeado general pela Junta do Governo Provisório. Investido deste cargo, lutou intensamente contra a Restauração Monárquica, mas traído pelo seu próprio regimento, que o abandonou em combate, foi preso e remetido à Comissão Militar de Pernambuco. Em agosto de 1817 foi enforcado no campo da Honra Pernambucana e seu cadáver despedaçado e exposto publicamente.
Fonte: http://www.historiacolonial.arquivonacional.gov.br/cgi/cgilua.exe/s...
----------------------------
Segundo as "Notas..." das irmãs Borba,
"Este Amaro Gomes Coutinho Júnior, revolucionário de 1817, proprietário dos engenhos 'Tibiry', digo, 'Mereré', hoje com o nome de 'S. Salvador', em Goiana. Tendo vendido o engenho 'Mereré', comprou os engenhos 'Tibiry' e 'Mena' em Brejo de Areias (Paraíba) para onde havia se transferido e ali se fixou, aderindo depois ao movimento revolucionário de 1817. Casou com uma senhora de família paraibana. Segundo informações, deste casal descendem os Ribeiro Coutinho do Estado da Paraíba".
1774 |
1774
|
Brazil
|
|
1817 |
August 21, 1817
Age 43
|
Recife, Recife, PE, Brazil
|
|
???? |
Recife, Recife, PE, Brazil
|