Matching family tree profiles for Abimael Clementino Ferreira de Carvalho
Immediate Family
-
Privatechild
-
Privatechild
-
Privatechild
-
Privatechild
-
Privatechild
-
Privatechild
-
Privatechild
-
Privatechild
-
Privatechild
-
Privatechild
-
Privatechild
About Abimael Clementino Ferreira de Carvalho
“Abimael Clementino Ferreira de Carvalho, nascido às 23h 30min do dia 19 de dezembro de 1909, em Oeiras-PI, na casa então pertencente a seu progenitor e hoje de propriedade de herdeiros de Francisco de Assis Moura Barbosa, localizada na Praça das Vitórias, esquina da rua de Dr. Manuel Rodrigues (lado esquerdo), atualmente com o número 92. Casou-se em Fortaleza, no dia 20 de março de 1937, sábado, às 16 horas, na casa de n. 856, da Avenida Tristão Gonçalves, com Maria Tarcísia Coelho Maia, nascida a 02.10.1913, em João Pessoa, Estado da Paraíba, e filha de Joaquim da Silva Coelho Maia e de Maria Amélia Gomes Coelho, já falecidos [...]. Foram celebrantes, no católico o Padre Germiniano Bezerra (Padre Nini), já falecido, e no civil, o juiz de direito, depois desembargador, Dr. Eugênio de Avelar Cavalcanti Rocha, servindo como escrivão Dr. João de Deus Cavalcanti, oficial do registro civil e escrivão privativo dos casamentos da cidade de Fortaleza, ambos também já falecidos, sendo testemunhas, do casamento católico: Cel. Raimundo Dias de Freitas, Ana Clementino de Sousa Martins, Dr. Almir de Carvalho Cronemberger, Luísa Parente de Carvalho Cronemberger, Dr. Alfredo Gomes Coelho, Débora Gomes Coelho, Dr. José Gomes Coelho, Maria Amélia Coelho Maia, Ten. Enir de Alencar Moura e Noemi Mota de Alencar Moura, e do civil: Dagoberto Ferreira de Carvalho, Maria Josefa Clementino Martins de Carvalho, Dr. Francisco Oto Ferreira de Carvalho, Maria Edith Coelho Maia, Ten. José Augusto de Oliveira, Nahi Correia de Oliveira, José Coelho Maia, Fantina Freire, João da Mata Cabral de Vasconcelos e Maria Juventina Coelho de Vasconcelos. Do casamento, nasceram 13 filhos: 4 homens e 9 mulheres.
É general-de-divisão da reserva do Exército Brasileiro e cavaleiro da Ordem do Mérito Militar. Possui as medalhas de Ouro, por tempo de serviço, de Guerra e do Pacificador. Serviu, quando na ativa, nas guarnições do Rio de Janeiro (três vezes); Valença, Estado do Rio de Janeiro; Campinas, Estado de São Paulo; Uruguaiana, Estado do Rio Grande do Sul; Maceió, Estado de Alagoas; Recife, Estado do Pernambuco (quatro vezes) e Fortaleza, Estado do Ceará (três vezes).
Ao deixar, a pedido, o serviço ativo do Exército (20.XII.1927 a 03.IV.1963), foi consignada em seus assentamentos militares, pelo então comandante da 10ª Região Militar, Gen. Almérico de Castro Neves, a seguinte referência: ‘A ensejo da transferência para a Reserva de 1.ª Classe do Exmo. Sr. General de Divisão R/1 Abimael Clementino Ferreira de Carvalho, constitui um grato dever de justiça aqui deixar consignado o elevado e merecidíssimo conceito em que é tido pelos seus superiores, pares e subordinados. São 35 efetivos anos de vida militar, todos eles integral e devotadamente dedicados à Pátria e ao Exército. Labor profícuo e fecundo. Modelo digno de ser apontado e imitado. Desempenhou neste longo período de tempo as mais variadas funções, em vários escalões, no setor vital do Serviço de Inteligência. A todos emprestou o melhor de suas forças, de sua bela e vigorosa inteligência, contribuindo em várias ocasiões, decisivamente, para o aprimoramento de diversos e importantes setores daquele Serviço de Intendência. Suas acrisoladas virtudes, que definem o militar completo e inteiramente voltado para as coisas da profissão, que tão bem soube dignificar e honrar, são facilmente encontradas, a cada momento, nas brilhantes páginas de seu histórico militar. Referências elogiosas de ilustres e prestigiosos Chefes são atestados eloquentes do muito que produziu em proveito do Exército e do Serviço de Intendência. Durante o seu tempo de serviço foi, muito justamente, agraciado com a Medalha de Ouro, Medalha de Guerra, Medalha do Pacificador e pertence à Ordem do Mérito Militar no grau de Cavaleiro. Teve todas as suas promoções de Oficial Superior pelo princípio de merecimento. Afasta-se, agora, do Exército o Gen. Abimael após longos anos de estrênuo lidar, contudo, sua vida toda plena de dedicação e amor à carreira fica-nos como exemplo a ser seguido. Só nos resta apresentar nossos votos de muita paz, saúde e felicidade junto daqueles entes queridos, que muito merecidamente poderão, agora, usufruir mais completa e duradouramente de sua inestimável convivência’.
Na vida civil, exerceu os seguintes cargos: Diretor da Companhia de Transporte Coletivo – CTC do município de Fortaleza; Secretário de Finanças da Prefeitura de Fortaleza; Secretário de Estado dos Negócios da Fazenda do Estado do Ceará; Presidente da Companhia de Telecomunicação do Ceará – CITELC e Presidente da Fundação Cearense de Meteorologia e Chuvas Artificiais – FUNCEME. É sócio correspondente do Instituto Histórico de Oeiras”.
Abimael Clementino Ferreira de Carvalho [Hist%C3%B3rico organizado por Miriam Maia Ferreira de Carvalho]. In: CARVALHO, A. C. F. DE. Família Coelho Rodrigues: passado e presente. (Dados genealógicos das famílias Coelho Rodrigues, Sousa Martins, Ferreira de Carvalho, Sousa Mendes, Araújo Costa, Coelho, Madeira, Reis, Mauriz e outras). Fortaleza: Impr. Oficial do Ceará, [1989?]. p. 629-633.
Abimael Clementino Ferreira de Carvalho's Timeline
1909 |
December 19, 1909
|
Oeiras, Piauí, Brasil (Brazil)
|