Todos esses antepassados de Brites Duarte começando pelos pais não são coerentes. O próprio Felgueiras Gayo em uma nota no título "Moreiras" diz:
"No tt° de Granjas $ 1 N 5 Sub. N 4 se acha João Vasques da Granja casado com D. Guiomar Rz de Moraes porem alli se diz sem geração e o m.mo no título de Moraes, e supomos falso esta feliação alliaz uzaria Brites dos appellidos de Granja ou Moraes."
(Gayo, tit. Moreiras, Tomo XXI, fl. 63, $ 26 N 1)
Vejam que também pela cronologia de datas e fatos também torna-se impossível todos esses antepassados da Brites Duarte.
1. Rui Martins de Moraes, alcaide-mor de Brangaça nascido por volta de 1270. Foi alcaide-mor de Bragança em 1321.
2. Guiomar Rodrigues de Moraes, filha de Rui Martins, nascida digamos que por volta de 1320.
3. Brites Duarte, nascida provavelmente por volta de 1530.
São mais de 200 anos de diferença entre o avô e a neta. Considerando 30 anos a cada geração você tem quase 7 gerações em 210 anos. É impossível essa linhagem de antepassados.
O que diz também Manuel Abranches de Soveral: "E o mesmo anacronismo comete Gaio ao dar Beatriz Duarte como filha de João Vasques da Granja e sua mulher Guiomar Rodrigues de Moraes, que casaram no início do séc. XIV, embora aqui o autor advirta que supõe falsa esta filiação."
https://www.soveral.info/mas/MeirelesBarreto.htm
Creio que o melhor é trancar a edição de pais no perfil da Brites Duarte para que essa falsidade genealógica não se propague ainda mais pela internet e confunda desavisados. No FamilySearch diz-se que Manuel Abranches de Soveral encontrou como pai da Brites Duarte um João Vaz, mas infelizmente não é uma informação disponível online.
Por tudo isso peço aos curadores para desfazer essa filiação e se possível trancar a edição de pais da Brites Duarte para que no futuro ninguém coloque novamente essa falsa filiação.
Private User Nivea Nunes Dias Private User
Lucas,
Você já discutiu isso com a administradora dos perfis?
Perguntar em quais fontes ela se baseou?
Carina TT
Seria correto fazer-lo antes de solicitar modificações.
Private User ,
Foi justamente por isso que eu abri essa discussão, mas em relação as fontes:
Ela usou o Nobiliario de famílias de Portugal de Felgueiras Gayo, que foi o primeiro autor a se referir essa família como bem se vê no link que mandei do Manuel Abranches Soveral.
Eu quis abrir essa discussão justamente pra mostrar é que gritante que essa relação de antepassados não é verdadeira. São pessoas de épocas diferentes. Uma viveu no século 16 e a outra no século 14.
Eu não quis realizar nenhuma mudança sem antes esclarecer o motivo.
Obrigado pela atenção, Ana.
Eu fiz as modificações na filiação da Beatriz Duarte. Caso a Carina TT entre na discussão e apresente bons argumentos para comprovar essa filiação, eu mesmo faço questão de deixar como estava anteriormente.