A descendência do Abraão do Jaguaribe, Ceará, Brasil.

Started by Private User on Wednesday, April 21, 2021
Problem with this page?

Participants:

Showing all 3 posts

Estou pesquisando sobre a presença de descendentes de cristãos novos no Vale do Jaguaribe, Ceará, reunindo fontes sobre as famílias da região. Me interessa especialmente o fluxo que se estabeleceu de migração vindo de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte de algumas famílias, sua história e possível relação de algumas dessas migrações para o Ceará com as visitações dos Familiares do Santo Ofício durante os séculos 17 e 18. Encontrei registro de um português, Familiar do Santo Ofício, em Aracati, CE, e estou aguardando a chegada de um livro com estudos sobre a Inquisição no Ceará para breve. Estou reunindo fontes sobre famílias que viveram no Vale do Jaguaribe, em especial os descendentes de Luciano Dias Cardoso de Vargas, médico, conhecido na região como Abraão do Jaguaribe, pela sua numerosa descendência, que parece ter feito esse percurso migratório entre Pernambuco e Ceará no final do Século 17/ início do Século 18. Também me interessa pesquisar sobre ascendentes dos Hollanda Cavalcante que chegaram ao Ceará no século 18, também vindos de Pernambuco onde a família é numerosa.

Recebi a notificação da sua pesquisa no meu e-mailI. Achei o objeto da pesquisa interessantíssimo. Sou do Piauí e descobri pelo site GENI possuir ascendência sefardita pelo lado do meu avô paterno que é de uma cidade do interior do estado do Piauí chamada União. Vou acompanhar sua pesquisa com grande interesse, porque acredito também possuir essa ascendência pelo lado materno. Uma tia-avó sempre nos dizia que éramos aparentados da família Hollanda (Pernambuco). Meu bisavô se chamava Martinho da Motta Silveira e viveu em Marabá (no Pará), mas pelo que apurei sua origem era no antigo estado de Goiás ou em Minas Gerais. Queria muito saber mais sobre essa ligação. Agaradeço pela notificação e pela pesquisa.

A propósito, vi que possuímos um parentesco de lei:

Ivone Maia de Mello is Antonio Silveira Marques' great aunt's third great uncle's wife's sister's husband's second cousin four times removed!

Showing all 3 posts

Create a free account or login to participate in this discussion