Boa tarde a todos, gostaria de compartilhar algumas de minhas duvidas em relação ao médico e sesmeiro @Luciano Cardoso de Vargas, de origem provavelmente açoriana.
Há algum tempo atrás descobri que o pai de meu tetravô ao qual eu tenho varonia, se chamava Manuel Pires de Oliveira, cujo o nome está escrito na descendência de Luciano Cardoso de Vargas, levantada por Raimundo Girão e publicada na Revista do Instituto do Ceará.
Estimo ser ele o "Manuel Pires de Barros" descrito na Revista, o qual era filho de Luciano Cardoso de Barros, neto de Antonio Pires Cardoso, e bisneto de Luciano Cardoso de Vargas, apenas por linha paterna.
Então me surgiu uma grande questão, como eu poderia recuar em minha árvore paterna? Se Luciano é conhecido pela sua filiação incógnita?
Resolvi fazer um pequeno levantamento, ao qual eu cheguei a conclusão de duas possíveis origens de Luciano:
No Catalogo genealógico do Frei Jaboatão, são citados membros da família do Capitão Paulo Cardoso de Vargas natural da Ilha da Terceira, Açores. Entretanto pelas datas que eu verifiquei, se Luciano for da família do Cap. Paulo tudo indicaria que ele seria filho de Diogo Pizarro de Vargas e então neto do supracitado Paulo. Só que há um problema: o nome de Luciano não é citado na relação de filhos de Diogo Pizarro de Vargas. Seria uma omissão? Talvez, visto que eu encontrei um documento que cita entre os irmãos Cardoso de Barros (filhos de Diogo) uma Margarida de Vargas, que não foi citada no Catalogo do Frei Jaboatão. Seria mais uma omissão? Se assim for, Luciano e Margarida poderiam ser irmãos que não foram citados pela mencionada obra. Uma outra coisa que pode melhorar
Sem embargo, passando a segunda hipótese, localizei um documento que cita um Luciano Cardoso em 1730, tido por cirurgião e constando o nome de seu pai. Fiquei receoso de afirmar que seria este o lendário Abraão do Jaguaribe, devido ao fato de ter medo de ser um homônimo, como talvez tudo indique. Nesse documento que eu localizei fala que ele trabalhou no Hospital Real de Lisboa. Há a naturalidade dele, mas na relação dos livros paroquiais da freguesia que ele nasceu, lamentavelmente existe um lapso grande, que impede de confirmar pelos livros de batizados se este seria o sesmeiro de Russas.
Gostaria de ideias de como poderíamos averiguar melhor sobre essa linhagem de Luciano Cardoso, aceito ideias e opiniões de como poderia avançar nesta linhagem tão importante para os cearenses e em especial para mim, que sou descendente dele pela linhagem patrilinear.
OBS 1: Fiz o teste Big Y, pela empresa FamilytreeDNA, apareceu como meu match ou correspondência mais próxima uma pessoa de origem açoriana. Mas que lamentavelmente não sabe mais detalhes da origem varonil dela.
OBS 2: Omiti o tipo de documento e o nome da paróquia que meu ancestral era natural, para fins de preservar minha descoberta.
Grato a todos!