Quando se procura por este nome, na maioria dos casas, não dizem os pais, salvo no geneall, que por presunção o mete filho do anterior titular. O texto que por exemplo está da wikipédiaWikiland é este:
"Dom José Maria (do Espírito Santo) de Almeida Correia de Sá, sucedeu a seu bisavô como 6º marquês de Lavradio. Nasceu em Lisboa a 25 de Maio de 1874 e veio a falecer na mesma cidade a 06 de Julho de 1945.(Omitem sempre os país)
Em 1901 casou-se com Dona Maria da Piedade de Saldanha de Oliveira e Sousa, da família dos Marqueses de Rio Maior.
Frequentou a Academia Militar, tendo seguido a carreira de oficial do exército. Em 1910, aquando da imposição da República, o Marquês de Lavradio passou à reserva e acompanhou o Rei Dom Manuel II para o exílio em Inglaterra.
As suas memórias, que incluem as suas impressões do exílio em Inglaterra com o Rei Dom Manuel encontram-se publicadas como Memórias do Sexto Marquês do Lavradio", etc…contudo o fundo português (porque há um outro fundo brasileiro), que estava depositado na Torre do Tombo, inacessível, passou, revisto para outra base, http://www.inventarq.fcsh.unl.pt/index.php/almeida-familia.
Aí, encontrei outra relação:
…[…O 6.º e último marquês de Lavradio foi D. José Maria ( do Espirito Santo) Almeida Correia de Sá (1874?-1945)…[aqui há dúvidas sobre a data do seu nascimento, dados o facto que não pode nascer depois da mãe morrer…], bisneto do 5.º marquês de Lavradio e filho de D. Eugénia de Jesus de Almeida Portugal e do seu marido José Correia de Sá Velasco da Câmara e Benevides, filho secundogénito do 6.º Visconde de Asseca.
Durante a monarquia constitucional, o título de conde de Lavradio foi renovado em filhos segundos desta família: D. Francisco de Almeida Portugal (1796-1870), D. Salvador de Almeida Correia de Sá (1854-1903) e D. António de Almeida Correia de Sá (1879-?).
Da minha visita ao palácio Lavradio, em Lisboa, descobri que no primeiro piso havia o apartamento do Tio Lavradio (?)
A Minha trisavó Eugénia (de Jesus Francisca de Todos-os-Santos) de Almeida Portugal, foi a herdeira universal e sobreviva ás duas irmãs.
como se pode ver no perfil dela: …[…Senhora herdeira de todas as Casas de Lavradio e Avintes, casou na capela do seu palácio na Campo de Santa Clara em 11.15.1849 (Palácio Lavradio) com José Correia de Sá Benevides Velasco da Câmara (Asseca). Não encartou os títulos do pai.
D. Eugénia de Jesus Maria de Todos-os-Santos de Almeida, que não se encartou nos títulos da casa por ter morrido ainda em vida do pai; casada com José Correia de Sá Velasco da Câmara e Benevides, segundo filho do 6.º visconde de Asseca. Seu neto D.. António de Almeida Portugal,igualmente não se encartou, porque morreu pouco depois do avô.
O que eu sei e muita gente soube em 1978, quando vieram os advogados do Brasil…longa história…é que o 6.º visconde de Asseca se zangou com os filhos e tentou, conseguindo parcialmente, deserdar todos os filhos…mas aqui não estamos a falar de Assecas, é de Lavradios que se trata. A junção das duas casas, deu-se aqui.
Dos mitos familiares, há muitos. Certo é que nesta nova base de dados, disponível online, diz que José Maria ( omitindo o do Espirito Santo) Almeida Correia de Sá (1874?-1945) foi seu filho.
Agora pergunto o que fazer ?, reconhecer os novos factos ou manter as mentiras (que são duas…eu já corrigi os filhos do segundo casamento, que já li que também não houve, mas houve 3), sobre os filhos deste casal…pois a descendência é muita e dá muito trabalho a compor e não posso ser só eu a corrigir…há necessidade de factos, não de mitos.