Recebi a pergunta de Francisco Llorens:
No Geni consta que João Pires (1551 ou 1611), era filho de André Fernandes e de Maria Paes.
No entanto no livro "Descendentes do Ouvidor Lourenço de Almeida Prado" de Frederico de Barros Brotero - Edição 1938, falando de João Gago Paes, (que foi casado com Joana de Proença), na página 250 consta que "João Gago Paes foi bisneto do célebre bandeirante Martim Fernandes de Aguilar, que faleceu nos sertões do Rio Paraná em 1603, e que tomou parte da grande bandeira chefiada por Nicolau Barreto em 1602. Esta bandeira partiu de São Paulo no dia 08 de setembro de 1602, atravessou o atual estado do Paraná, internou-se por Mato Grosso e Goiás e chegou às margens e respectivo Arraial de Paracatu".
João Gago Paes era filho de Antonio Paes e neto de João Pires.
João Pires era filho de André Fernandes ou de Martim Fernandes de Aguilar?
Assim fica esta dúvida. Se possível, peço me ajudar.
Private User Penso que tem inconsistencias nestas informacoes do livro citado. Nas minhas anotacoes, João Gago Paes era filho de Antonio Paes e Anna da Cunha e foi casado com Anna Proença e não Joanna Proença, Assim como encontrei as mesmas informacoes que tenho neste link: https://books.google.com.br/books?id=ESSxCQAAQBAJ&pg=PA44&l... (Setimo Filho).
Ainda nas minhas infos, João Gago Paes tem como seus avós paterno: João Paes e Suzanna Rodrigues (casados em 1612). Sendo os pais de João Paes: André Fernandes (falecido em 1588 em SP) e Maria Paes (falecida em 1616 tb SP).
Private User João Pires, nao consta como filho de Andre Fernandes e de Maria Paes nas minhas anotacoes.
Tenho João Pires, falecido em 1657, casado com Messia Rodrigues e sendo filho de Salvador Pires e Mecia Fernandes, nao tendo relacao direta com os Fernandes citados por você de João Gago Paes.
João Pires casado com Messia Rodrigues que cito é avô por parte do pai (João Pires Proença) de Anna Proença, mulher de João Gago Paes.
Claudete Cavalcanti de Araújo Infelizmente o meu post foi duplicado pelo sistema, e o Debate está continuando em outro link.
Vou levar tuas considerações para o outro Debate e citar teu nome lá.