Pessoal, vou abrir aqui e no Facebook uma questão sobre imagens. O problema é o seguinte: tenho encontrado perfis do Geni que estão ilustrados por retratos a óleo que não tem nenhuma relação com a pessoa. Dois exemplos ( vejam a Nota de Curador que pus nestes perfis antes de retirar as imagens):
Manoel Cavalcanti de Albuquerque, Sr Eng Poxi de Cima
O problema é que estamos copiando do MH imagens sem nenhuma averiguação de fontes. Uma busca no Google resolve isso. Basta copiar a URL do MH na busca de imagens do Google e verificar que quadro é aquele.
Creio que todos nós esperamos que o Geni seja um site de genealogia mais acurado, preocupação que não existe no MH, onde qualquer um faz o que quiser com a sua árvore pessoal.
Pra terminar, lanço um desafio: quem está na foto do pai e marido dos perfis acima? O google imagens não achou mas desconfio que o peito de rendas e a indumentária geral não condiz com alguém que viveu entre 1575 e 1650 em Pernambuco... Peço socorro aos especialistas! :-)
Manuel Gonçalves Cerqueira, Juiz Ordinário de Olinda
Mais um na mesma família estava ilustrado com retrato de Cosimo di Medici: Antonio Cavalcanti de Albuquerque, Governador e Cap-mor do Pará
De certa forma, ainda sou iniciante por aqui e também estranhei muitas imagens que vi.
Tem perfis que vi de pessoas muito proximas a mim (primeira e segunda geracoes) que nao estao corretos no MH e assim nao confirmo as coincidencias. As fotografias de meus avós e bisavós estavam uma salada russa, mas ja consegui arrumar aqui e as vejo ainda embaralhadas em outros perfis do MH.
Quanto a imagem de Isabel Cavalcanti de Albuquerque casada com Manoel Gonçalves de Cerqueira (NETA de Catarina de Albuquerque, A Velha casada com Felippo Cavalcanti) , pode ser encontrada na capa do livro: Albuquerque, Maria Cristina Cavalcanti de. Memórias de Isabel Cavalcanti. Recife: Edições Bagaço, 2006. 344p.
Parei de trazer os exemplos aqui mas é simplesmente assustador o que estou encontrando. Já retirei quase 10 imagens naquela região da árvore tais como do compositor Lizst, auto-retratos de pintores como Correggio, uma escritora britânica e por aí vai. O mais grave: quando vamos buscar a imagem no Google, lá está o Geni dizendo que Cosimo di Medici é na verdade Antonio Cavalcanti de Albuquerque!