Historia de descendentes dos Fundadores de Campo Grande/MS

Started by Marines Adiers Alves Pereira on Saturday, February 7, 2015
Showing all 12 posts
2/7/2015 at 8:49 AM

Busco o casamento de Manuel Antônio Pereira e de Francisca de Jesus Pereira, nascido por volta de 1745, provavelmente em Barbacena,Minas Gerais.. Ele é pai de Jose Antonio Pereira (1825-1900) e Maria Carolina, fundadores de Campo Grande MS.
Gostaria de descobrir os pais desses noivos, e se possível um pouco mais da historia deles.
Talvez os colegas que pesquisam genealogia possam me ajudar:
Alguém pode me ajudar? Alguém tem contatos em Minas Gerais?
Muito obrigado!

2/7/2015 at 9:02 AM

Se não me engano, os curadores Nivea Nunes Dias e Diego de Moraes Moreira (C) costumam trabalhar em árvores de Minas.

2/7/2015 at 9:45 AM

Vamos procurar ...
Quem sabe temos sorte .

2/7/2015 at 12:47 PM

Bem, vamos lá. Fui ao Family Search e não achei nada sobre ele. Nascimento, casamento ou óbito.

Achei esse link da Wikipédia sobre ele: http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Ant%C3%B4nio_Pereira

Aqui temos muita informação sobre essas pessoas, notícias de casamentos, entre outras informações... Vejam: http://www.campograndems.net/historia.html

Eu já tinha visto notas no Arthur Rezende, na Genealogia Mineira, sobre a presença dos Vieira de Rezende em Campo Grande. O link acima confirma.

Há um museu em homenagem a esse fundador na cidade: http://www.pmcg.ms.gov.br/fundac/canaisTexto?id_can=900

Quem sabe uma pesquisa no cartório de Campo Grande permita encontrar sua certidão de óbito (11/01/1900)?

Parece mesmo que ele nasceu em Barbacena, em 1825. Será que a Igreja do local não teria um batismo?

O link sobre a história da cidade diz que ele residia em Monte Alegre/MG. Imagino que tenha se casado lá. Será que a Igreja não teria esse matrimônio?

Muitas possibilidades de pesquisa.

2/8/2015 at 9:40 AM

Certo, Certo ,,, tudo que o Diego disse. Porem disso tudo eu já sei, pois é especificamente sobre Jose Antonio Pereira, FILHO de Manoel Antonio Pereira, do qual não temos notícias, nem a família viva de Jose Antonio Pereira do pai, nem avos, nem tios de Jose Antonio Pereira... como se aparentemente antes dele vir a essa região tivesse deixado a familia (pai e mãe) para trás e não voltassem a ter contato com eles. Cogita-se que a família de Jose Antonio Pereira em Minas Gerais era muuuuiiio grande. E por não encontrar condições de subsistência, ele partiu para procurar novas terras e construir sua própria historia, e foi o que fez, trazendo apenas a esposa, filho Antônio Luiz e os ex-escravos João Ribeira e Manoel... O fundador da cidade reuniu 62 pessoas em sua caravana. Mas nenhuma citação de seus pais... avós...

2/8/2015 at 9:42 AM

Por isso o que procuro é o nome dos avós de Jose Antonio Pereira, para completar essa história como se deve...

2/8/2015 at 9:47 AM

Quanto seus pais morreram? E sua mãe? Qual é sua história? Quando nasceu e onde? Não temos registro disso em Campo Grande/MS. Tente contato com Barbacena/MG por telefone, mas parece que os registros de cartório de lá são de 1890 para cá, informaram que o cartório mais antigo pegou fogo...então ...apelei para vocês, quem sabe? Num cruzamento entre arvores?

2/8/2015 at 9:49 AM

Da história de Jose Antonio Pereira para cá, completei até os dias atuais no Geni.

2/8/2015 at 9:50 AM

Temos livros publicados sobre os dados... Mas antes de Jose Antonio Pereira... nada...nem a própria família sabe...

2/10/2015 at 1:13 AM

Bem, os cartórios foram instituídos no Brasil a partir da proclamação da República. Por isso as pesquisas referebtes a datas anteriores a 1889 não tem esse recurso e contam com as Igrejas como principal fonte para datas-chave como nascimento, casamento ou óbito.

2/11/2015 at 4:32 PM

Puxa... será mais dificil do que eu imaginava...

2/3/2019 at 5:59 PM

Ei!!! Eu ainda não desisti!!! Alguém em Minas Gerais, especificamente em Barbacena, para verificar os registros de Igrejas na localidade? Tentei viajar para lá... mas ainda não consegui... Estou "fuçando" nos arquivos que temos aqui em Campo Grande/MS, mas não achei nada significante ainda...

Showing all 12 posts

Create a free account or login to participate in this discussion