Francisco Félix da Fonseca Pereira Pinto - Correçao perfil Francisco Félix da Fonseca Pereira Pinto

Started by Private User on Tuesday, November 25, 2014
Showing 1-30 of 38 posts
Private User
11/25/2014 at 4:50 PM

Abro o Debate porque recebi a seguinte mensagem de César Machado:

Bom dia Carla.

Peço que você retifique algumas informações do Conselheiro e Marechal de Campo Francisco Félix da Fonseca Pereira Pinto;

1. Ele foi casado com Ritta Jacques Pereira Pinto, e não com Ritta de Cássia Jacques, como consta na descrição do perfil;

2. Ele faleceu em 28 de agosto de 1885, no Rio de Janeiro, e não como consta (vide Jornal "O paiz" de 28/09/1885)

Obrigado
C. Machado

Private User
11/25/2014 at 5:12 PM

A fonte para o cadastro do perfil é: http://gw.geneanet.org/valdenei?lang=fr;pz=valdenei+correa;nz=silve.... Esta tem sido uma fonte confiável. Vc poderia me passar o link do Jornal que dá conta do falecimento em 28/8/1885 ? É que são datas tão diferentes (28/8/1885 e 25/11/1867). Veja que a Wiki (nem sempre confiável) fala em 25/11/1861.

Mas veja, o filho homônimo nasceu em 6/11/1843, em Porto Alegre, e falecido em 28/8/1886. Será que não está havendo uma confusão entre pai e filho?

Quanto ao nome da esposa, cito novamente o mesmo link. E aí complemento, que não raras vezes a grafia dos nomes variam em cada registro (batismo, casamento, outros registro). Todos as coincidências no MH dão conta de Rita de Cássia. Já o Pereira Pinto é o sobrenome de casamento, e penso estarmos falando sempre em nome de solteira.

11/25/2014 at 5:13 PM

Boa noite, estou me baseando na tradição oral da família e nos seguintes jornais disponíveis no site http://hemerotecadigital.bn.br/

2. "O PAIZ - RJ" de 27/07/1892;
"Faleceu ante ontem a 1 hora da madrugada e foi sepultada ontem [...]
Sra. D. Ritta Jacques Pereira Pinto, baronesa de Ivinhema.
[...] Nascida na provincia de Rio Grande do Sul, casara em primeiras núpcias com o marechal [de campo e conselheiro] Francisco Félix da Fonseca Pereira Pinto, e em segundas núpcias com o almirante Francisco Pereira Pinto, atual barão de Ivinhema" nota extensa e emocinante.

Vide certidão de batismo de Ritta no perfil dela, bem como certidão de casamento também no perfil, aba fontes; Observando que o padre errou no nome da mãe dela, o correto é "Felicidade dos Santos Ourique", ou, para os mais liberais "Felicidade dos Santos Mendes Ourique", ainda irei confirmar se ela de fato tinha o Mendes.

1. "O PAIZ - RJ" de 28/09/1893
"Sendo hoje o 30º dia do passamento do inditoso capitão de fragata Francisco Félix da Fonseca Pereira Pinto, os oficiais da armada e alguns amigos do finado mandam rezar, na igreja da cruz dos militares, ás 9 horas, missas pelo eterno repouso daquele bravo oficial"

Genealogia sem fontes é mitologica

11/25/2014 at 5:16 PM

Ooops, no item 1, leia-se "O PAIZ - RJ" de 28/09/1886 e não como constou.

Private User
11/25/2014 at 5:43 PM

César!

Primeiro, nós não concluímos o Debate. Então, peço que somente altere os dados do perfil depois de esgotadas as discussões.

O nome de solteira de Rita é: Jacques ou Ouriques Jacques.

O "capitão de fragata Francisco Félix da Fonseca Pereira Pinto" é o filho, falecido em 28/8/1886, e não o pai (casado com Rita Jacques.

Gostaria de chamar ao Debate outros usuários interessados, mas o @ não está funcionando. Portanto, enviarei MP para cada um.

11/26/2014 at 1:30 AM

Private User, tudo bem fico no aguardo.

11/26/2014 at 1:37 AM

Sobre a Ritta Jacques, minha mãe acabou de me informar que segundo a avó dela (minha bisa, Mª Mercedes), o nome era Ritta Ourique Jacques.

Em casa minha bisa sempre se preocupou em preservar as origens familiares, mas nunca entendemos a origem de a Ritta Ourique Jacques ter sido baronesa de Ivinhema, mas isso foi esclarecido ontem.

Em nome da memória da família, agradeço o debate.

11/26/2014 at 2:55 AM

Francisco F.Pereira Pinto vem a ser primo-segundo do meu trisavô Alexandre Simões Pires.
Nesse jornal citado (fonte secundária a respeito de nomes), consta pelo menos uma imensa incongruência: ora o Francisco PP filho é titulado "almirante" ora é indicado como "capitão de fragata". Para quem conhece a hierarquia militar essa diferença de informação é inimaginável.
Há tempos, catando informações sobre meu trisavô Vidal (aliás contemporâneo de Francisco PPinto), estive no Arquivo histórico da Marinha do Brasil, no RJaneiro, onde obtive cópias dos registros de ingresso e do livro de oficiais, documentos primários.
Pondero sobre a possibilidade de consultar aquele Arquivo para tentar informação mais precisa sobre o parente-ancestral Pereira Pinto.

11/26/2014 at 4:12 AM

Acho que o Geni parece correto , olhando agora .
As fontes citadas estão bem claras , não vejo dúvida . Sobre ser Almirante ou outro , creio que pesquisar no Arguivo Histórico da Marinha certamente esclarece esta questão .

Private User
11/26/2014 at 8:22 AM

Ok, César Coelho Machado

Vamos manter o nome de solteira como Ritta Ourique Jacques.

E me parece que as datas dos Pereira Pinto estão corretas assim, concorda? Ou ainda pretende mais alguma pesquisa?

11/26/2014 at 9:49 AM

Private User, por mim está ótimo.

11/26/2014 at 3:09 PM

Olá Nívea, parece que há pelo menos dois Francisco Pereira Pinto. Um deles Marechal de Campos, Intendente Municipal de Bagé, minha cidade natal:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_F%C3%A9lix_da_Fonseca_Pereir...
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_Pereira_Pinto

11/26/2014 at 5:57 PM

@Lúcia Pilla Private User, peço apenas que retifiquem novamente o nome de Rita de Cássia Ourique Jacques para "Rita Ourique Jacques".

o "de Cássia" conforme certidão de batismo e de casamento provam, e noticias de jornal também mostram, é falso, o Silveira se equivocou ao adicionar esse nome.

Aliás, peço que apenas retifiquem na descrição do "Chico" Félix da Fonseca P. Pinto, para fazer constar que era casado com Rita Jacques Pereira Pinto, e não com Rita de Cássia. ok?

É só esse detalhe que está tirando meu sono

11/27/2014 at 6:11 AM

Para finalizar meu pedido, mando cópia do e-mail que enviei aos administradores da árvore da família Silveira e do blog "Mitoblog", assim todos os perfis serão unificados com as mesmas fontes e o mesmo nome.

Entrarei em contato com a Wikipedia para resolver isso também.

Só deixando bem claro que não é nada pessoal, a motivação é histórica.

Abraços!
C. Machado
==================
Bom dia

Estimados administradores da árvore Genealógica da Família Silveira e da Pereira Pinto.

Primeiramente, gostaria de parabeniza-los pela iniciativa, estou me baseando em ambos os sites para obter a documentação do ramo Ourique Jacques, do qual descendo.

Neste mesmo ramo, notei alguns pequenos equívocos provados com as certidões em anexo, são eles:

Rita/Ritta de Cássia Ourique Jacques:
http://gw.geneanet.org/valdenei?lang=pt;pz=valdenei+correa;nz=silve...

Conforme certidão de batismo e de casamento dela, o nome correto é:
Solteira: Ritta Ourique Jacques
Nascimento: dados corretos (25/agosto/1825, Rio Pardo, RGS, Brasil)
Óbito: 25 de julho de 1892, RJ-Rio de Janeiro, Brasil

Casada: Ritta Jacques Pereira Pinto - Baronesa de Ivinhema

1ª Núpcias: 12 de julho de 1843
Local: Rio Pardo, Rio Grande do Sul, Brasil
Contraente: Conselheiro e Marechal de Campo Francisco Félix da Fonseca Pereira Pinto

2ª Núpcias: (data desconhecida)
Local (desconhecido)
Contraente: Francisco Pereira Pinto - Barão de Ivinhema

Em anexo seguem os microfilmes com as respectivas transcrições indicando a Igreja, ano e folha para eventual conferência.

Esclareço que o perfil do Conselheiro e Marechal de Campo Francisco Félix da Fonseca Pereira Pinto, na wikipédia contém os mesmos equívocos.

Link wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Francisco_F%C3%A9lix_da_Fonseca_Pereir...

Segue também a nota de falecimento publicada no jornal "O PAIZ".

Na expectativa de correção, aguardo retorno
C. Machado

11/27/2014 at 10:48 AM

Adicionei o atestado de óbito microfilmado do 4º Registro Civil do Rio de Janeiro, em que prova a ausência do "de Cássia".

Notei que foi desfeita a fusão com o Barão de Ivinheima.

Vamos as conclusões da minha pesquisa:

1. Ritta Ourique Jacques / Ritta Jacques Pereira Pinto
Casada com Francisco Félix da Fonseca Pereira Pinto

Tiveram:
a) Luiza Anselmo Pereira Pinto (no pedido de pensão conta Luiza Anselma, mas é Anselmo, conforme casamento da dita Luiza e e óbito de Mª Mercedes Carneiro da Rocha, filha de Luiza Anselmo e neta de Ritta Jacques)

b) Germana Ritta Pereira Pinto (vide pedido de pensão no Diário Oficial)
c) João (Carlos?) Pereira Pinto (vide atestado de óbito)

Casada com Barão de Ivinheima
A) Luiz Pereira Pinto, nascido em 1868-1869 ou 1870 (vide atestado de óbito)

11/27/2014 at 10:50 AM

Mais que isso só se consultar uma necromante. rsrsrsrsrsrsrsrsrs

11/27/2014 at 11:45 AM

People, a Lúcia Pilla mandou em off a seguinte mensagem:

"Estou ocupada atualmente com outras coisas. Retirei-me da curadoria do perfil de Rita. Façam como acharem melhor."

Assim sendo, tomei a liberdade de fazer as alterações conforme os documentos.

A memória de D. Ritta agradece. ;)

Private User
11/27/2014 at 1:30 PM

Recebi esta tarde a seguinte mensagem de César Coelho MachadoBoa tarde.

Lúcia e Carla, fico no aguardo de vossas manifestações no debate aberto e, consequentemente, a homologação do nome "Ritta Jacques Pereira Pinto" e "Ritta Ourique Jacques" no perfil público.

Bem como a homologação do segundo casamento dela como Barão de Ivinhema, tendo como base o atestado de óbito da Ritta Jacques, tendo sido o declarante um Capitão do Exército, ou seja, alguém esclarecido e culto.

Não pretendo buscar a certidão de casamento do Barão de Ivinheima, pois meu foco é outro.

Já editei o perfil do Francisco F. P. Pinto na Wikipédia e coloquei todas as provas dos meus argumentos no perfil dele aqui do Geni.

Também mandei e-mail para o responsável pela Genealogia Silveira no site rootsweb e também para o blog "mitoblog", para que arrumem isso.

Estamos fazendo história na genealogia. ;)

No aguardo de uma posição.

Private User
11/27/2014 at 1:31 PM

Logo em seguida:

Complemento: Ritta Jacques
Apenas complementando, o declarante do óbito foi o Sr. Capitão do Exército Alberto Gavião Pereira Pinto, filho do primeiro casamento do Barão de Ivinheima e enteado da Ritta Jacques Pereira Pinto, segue a declaração letra por letra:

LOCAL: 4ª Circunscrição de Registro Civil, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil;

LIVRO: Óbitos (1892-março-setembro), fl 159 e 159v

TERMO: 953

ÓBITO RITTA JACQUES PEREIRA PINTO

“Aos vinte e seis de julho de mil oitocentos e noventa e dois, nesta sexta pretória em cartório, compareceu o Capitão do Exército Alberto Gavião Pereira Pinto e exibindo atestado do Doutor Manoel Figueira, declarou: Em ás dez horas da noite de ontem na casa da Rua Buarque de Macedo número trinta e dois onde residia, faleceu de dilatação de artéria síncope-cardíaca a Baronesa de Ivinheima Dona Ritta Jacques Pereira Pinto, natural do Estado do Rio Grande do Sul, filha de pais desconhecidos do declarante, de cor branca de sessenta e seis anos de idade, casada com o almirante Barão de Ivinheima. Deixa viúva do primeiro matrimônio os seguintes filhos: Luisa, João e Germana, todos casados; do segundo matrimônio os seguintes, digo, o seguinte: Luiz Pereira Pinto, solteiro com vinte e três anos de idade. Não deixou testamento e vai ser sepultada no cemitério de São João Baptista. E para constar fiz lavrar este termo que lido e achado conforme assino com o declarante.” Assinaturas regimentais

Private User
11/27/2014 at 1:32 PM

E por fim o sistema enviou a seguinte mensagem automática:

Cara Carla Andréa,

César Machado excluiu o perfil de João da Fonseca Pereira Pinto Se necessário, você pode usar o link abaixo para adicioná-lo de volta:

http://www.geni.com/c/6725a7066c43b214f29587052ac46ca3e560e741?u=ht...

Veja uma lista de todos os perfis excluídos que você gerencia:

http://www.geni.com/c/6725a7066c43b214f29587052ac46ca3e560e741?u=%2...

Kind regards,
- The Geni Team f

Private User
11/27/2014 at 1:52 PM

César, reitero o meu pedido para que não altere a Árvore Geni sem a conclusão dos Debates.

Ontem eu lhe perguntei se estava tudo de acordo, se havia mais alguma pesquisa. Vc respondeu que estava tudo certo.

Hj nos deparamos com novas alterações na árvore sem a consulta à Curadoria e aos demais usuários.

Primeiro, compreenda que a árvore é PÚBLICA, e não somente TUA. Ela é MINHA, e de todos os usuários que tem ligação com ela. Foi por isso que abri o Debate. Portanto, somente faça alterações depois de concluído o Debate. Vc NÃO está fazendo história na genealogia, vc está causando PROBLEMAS para a árvore, para os demais usuários e para a Curadoria.

Segundo. JAMAIS, NUNCA exclua um perfil que vc não administra e que foi adicionado por um Curador, no caso EU. É preciso ter calma, bom senso, diálogo, para que que se chegue uma conclusão sobre determinados assuntos, especialmente a exclusão de um perfil histórico.

O site da Família Silveira é um dos mais confiáveis que já encontramos, porque baseado em documentos. Então, primeiro discuta com o genealogista Valdenei para após, e somente após, ele alterar o seu site vc alterar a árvore Geni.

Vou reincluir o perfil que vc excluiu, e peço que não o exclua novamente.

O nome de Rita Ouriques Jacques somente será alterado depois de que o site da família Silveira for alterado.

O perfil de Rita será novamente desligado do Barão de Ivinhema até que sejam esgotadas todas as pesquisas sobre o assunto.

11/27/2014 at 1:56 PM

Private User, me desculpe, mas isso não é jurídico, as provas são irrefutáveis, são registros que eu tenho. Que provas que o Silveira tem para confrontar com as minhas? eu sou descendente direto dela, tenho o direito incontroverso de ter o nome correto da minha antepassada, de acordo com os registros oficiais de nascimento e óbito, nos termos da LEI.

11/27/2014 at 1:59 PM

Private User, espero que haja uma solução amigável para esta injustificada recusa. Se descendente direto com documentos inspiram dúvida, o que pretende?

Private User
11/27/2014 at 2:13 PM

César Coelho Machado não há nada de jurídico ou lei em nosso Debate, até porque não estamos em confronto. Estamos num Debate.

Repito: calma, bom senso e diálogo. Confronte teus documentos com o site da Família Silveira (ele sempre é documentado), discuta a situação, e depois disto vamos fazer todas as correções pertinentes.

Pretendo, única e exclusivamente, cumprir com as minhas obrigações de Curadora ou Cuidadora da árvore Geni.

11/29/2014 at 6:22 AM

@Carla Assenheimer, o que me causou perplexidade foi o fato de a Lúcia Pilla (por favor, citem-na, não estou conseguindo), ter editado o nome de minha antepassada e bloqueado o perfil mesmo ciente dos documentos. Ela me passou uma péssima impressão que quero crer, foi equivocada.

Um genealogia sériO se baseia em documentos (fonte primária), sites podem conter erros, por mais completos que sejam, são obras de humanos, mas documentos com fé publica prevalecem.

Espero que este site Geni não se limite a copiar e colar informações da internet, pois mesmo tendo entrado em contato com o Jeremias Silveira e o autor do Mitoblog, faço questão que o nome de minha antepassada seja o correto, bem como conste o segundo casamento neste site Geni.

Enfim, vamos fazer ao modo judaico: reabrir o debate, lanço aqui os documentos que possuo:

1. Certidão de Batismo de "Ritta" - Rio Pardo-RGS, Brasil;

2. Certidão de casamento 1º marido em que consta o nome de casada: "Ritta Jacques Pereira Pinto" - Rio Pardo, RGS, Brasil;

3. Certidão de óbito de "Ritta" da 4ª Circunscrição da Capital do RJ em que consta o mesmo nome de casada, mais os filhos do 1º casamento e do 2º casamento com o famoso Barão de Ivinhema.

4. Certidão de casamento da filha, Luiza Anselmo Pereira Pinto com Luis Carneiro da Rocha, na Freguesia da Igreja da Glória-RJ-RJ, em que consta o nome "Ritta Jacques Pereira Pinto";

Todos estes documentos constam na aba fontes do perfil da Ritta, Francisco Félix da Fonseca Pereira Pinto e da Luiza Anselmo Pereira Pinto.

Peço que ao menos que não bloqueiem o perfil de minha antepassada, até que as alterações propostas sejam feitas, pois ao contrário dos demais, sou descendente direto dela, e como familiar tenho o direito de preservar a memória dos meus antepassados diretos.

Vamos nos manter estritamente no debate, peço desculpas se fui deselegante, mas achei que a Lúcia Pilla poderia ter me consultado antes de mudar o nome, trancar o perfil e desfazer a fusão, ações estas que fiz amparadas por documentos legais e não por sites ou blogs. Desfazer estas fusões foi arbitrario ao meu ver.

Quanto ao Silveira, estou aguardando um retorno dele, mas com ou sem retorno, tenho o direito a verdade em todos os sites de genealogia.

Apenas esclareço que família não tem interesse no título do baronato em caso de volta do império, apenas temos interesse na verdade, seja qual for e doa a quem doer.

Aprendi com meus pais que nobreza não é pendurar um brasão ou título na parede, mas sim, ser cordial com o próximo, ter bons sentimentos e fazer caridade.

Exemplo: entre um barão do café e um comerciante que doa uma refeição a um necessitado, sem dúvida o segundo é mais nobre que o primeiro.

Vou exemplificar mais ainda: fiz a genealogia do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, não porque estivesse procurando títulos ou cargos, apenas cheguei nele porque é parente da minha bisavó paterna, com ancestral comum. Mas, caso aparecesse um descendente direto dele com documentos me pedindo que corrigisse algum dado equivocado, não me oporia pois é um direito de um decendente ter os dados corretos na genealogia.

Irei aquardar o fim da questão e manifestação dos demais e a finalização do debate para discutir com minha família o assunto e eventuais medidas cabíveis.

Não consigo citar a Lúcia Pilla, peço aos membros que a citem, bem como aos demais interessados no perfil de minha antepassada direta e no Barão de Ivinhema e, se o caso, o administrador do projeto Nobres do Brasil, dando ciência da discussão e dos documentos que provam o alegado.

Caso haja dúvida na veracidade dos documentos, convido a todos a consultarem o FamilySearch, onde constam os microfilmes dos originais.

Estou á disposição para esclarecimentos tanto aqui como no e-mail: eocesarmachadomesmo@gmail.com

11/29/2014 at 11:16 AM

Estou de pleno acordo, César Coelho Machado.
Assino teu texto.

11/30/2014 at 3:08 AM

@José CS Vidal, agradeço o apoio, afinal hoje é minha antepassada, amanhã pode ser a sua.

Aproveito para juntar mais um documento:

5. Certidão de batismo de minha bisavó, Maria Mercedes Carneiro da Rocha, na Freguesia da Glória-RJ-RG em 1887, em que consta que são "avós maternos o Marechal de Campo e Conselheiro Francisco Félix da Fonseca Pereira Pinto e a Baronesa de Ivinheima, do Rio Grande do Sul".

Mencionado documento encontra-se na aba fontes do perfil público de minha bisavó, Maria Mercedes Carneiro da Rocha.

Original consta no FamilySearch, possuo transcrição do microfilme que posso enviar com o maior prazer.

11/30/2014 at 3:09 AM

Desculpe, leia-se Freguesia da Glória-RJ-RJ, e não como constou.

Private User
12/1/2014 at 6:42 AM

César Coelho Machado vou retomar o assunto, lendo com atenção todos os documentos que foram anexados aos perfis.

Porém, só posso fazer isso à noite, já que tenho o meu trabalho normal para exercer durante o dia.

Lúcia está envolvida em outros trabalhos do Geni, razão pela qual não pode participar.

Por favor, aguarde.

Showing 1-30 of 38 posts

Create a free account or login to participate in this discussion