Caros,
Estou razoavelmente convencida de que o Geneall confundiu 2 pessoas diferentes neste Baltazar de Morais de Antas, erro este que estamos reproduzindo. Vejam estes aspectos:
1) O Geneall cita como fonte o NFP. Lá se encontra um Baltazar, filho de Pedro de Morais de Antas, natural de Vimioso, casado com Maria da Fonseca do Mogadouro, filha de Pedro Martins da Fonseca e Teresa de Morais. Nada consta que ele teria passado ao Brasil e se casado com outra mulher aqui.
2) O GPAUL dá origem à família Morais no Brasil em um Baltazar, filho de Pedro de Morais e Inês Navarro de Antas, que se casou em São Paulo com Brites Rodrigues Anes, filha de Joane Anes Sobrinho. Nada consta que ele teria uma primeira mulher e filho em Portugal.
3) Reparem que, embora conste que os pais de Baltazar eram primos, o sobrenome Antas vem pela mãe no GPAUL , que a faz filha de Isabel Mendes de Antas e Nuno Navarro, enquanto o Geneall introduz uma Inês Navarro, filha de Baltazar Mendes e Leonor Mendes de Morais, supostamente referenciada no NFP, mas que lá não consta.
4) O GPAUL afirma que Pedro de Morais teria uma irmã que em 1575 estava casada com Pedro Homem Escudeiro. O Pedro de Morais de Antas do NFP é o único filho conhecido de seus pais.
5) Consta no GPAUL que Baltazar de Morais de Antas teve uma irmã casada com o sargento-mor José Alvares Meireles e morador no Mogadouro pelos anos de 1575 e era irmão também de Belchior de Moraes de Antas. Já no NFP Baltazar tem somente um irmão conhecido, chamado Gaspar de Morais.
6) Por fim, o Geneall introduz uma filha brasileira para Baltazar, sem nome, casada com Manuel de Soveral, que não consta em nenhuma das duas fontes citadas.
Gostaria de saber se alguém tem alguma fonte que justifique a fusão destes 2 perfis, que não seja a opinião do gestor do Geneall, que não a justifica, nem mesmo citando o GPAUL como 2ª fonte para o perfil, no que diz respeito à vinda para o Brasil e 2º casamento.
Senão, vou proceder à separação deles, cuidando que não possam ser fundidos novamente. Vou aguardar uns dias.