Não seria lógico que os 12 (ou 13) fossem contemporâneos? Há algo errado: Lopo morreu 34 anos antes de Álvaro nascer...
Seria outro Lopo, George J. Homs?
Na peça da Wikipedia existe um lapso, a meu ver, mas que vou investigar: Segundo a cronologia, o rei Inglês não poderia ser Eduardo III, avô de D. Filipa de Lancastre que casou com D. João I. Por outro lado, o Magriço nasceu depois da morte de Eduardo III. Assim o episódio deve-se ter passado durante a Guerra das Rosas, disputada entre as casas de Lancaster e a casa de York, em cujo termino resultou a din astia Tudor. Isso faz sentido, pois com a nobreza britânica dividida, o episódio das Damas ofendidas e a dificuldade de encontrar campeões, ajusta-se a uma situação de guerra civil não declarada.
Se alguém tiver informação, agradeço. Entretanto, se necessário, corrige-se a entrada da Wikipedia.
Penso que o comtemporâneo do Magriço era este Lopo Fernandes Pacheco:
http://www.geni.com/family-tree/index/6000000001435528087#600000001...
Como terá sido questionado o enquadramento as datas face aos acontecimento gostava de lembrar que o meu "avô" D. Álvaro foi pela mão de Henrique VI da Inglaterra que recebeu o título de conde de Avranches (Earl of Avranches), título que lhe foi oferecido por carta de 4 de Agosto de 1445, pelo seu nobre comportamento generalizado e pela sua actuação exemplar na corte do mesmo e na guerra contra França, na Guerra dos Cem Anos. Um abraço
Como terá sido questionado o enquadramento das datas face aos acontecimentos gostava de lembrar que o meu "avô" D. Álvaro foi pela mão de Henrique VI da Inglaterra que recebeu o título de conde de Avranches (Earl of Avranches), título que lhe foi oferecido por carta de 4 de Agosto de 1445, pelo seu nobre comportamento generalizado e pela sua actuação exemplar na corte do mesmo e na guerra contra França, na Guerra dos Cem Anos. Um abraço