No Geneall os pais de Maria de Carvalho são António Rodrigues de Carvalho & Brites de Azevedo (http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=219480) e não António Fernandes e Isabel de Carvalho.
Caro Fernando:
Tem razão e eu durante algum tempo achei que isso fosse o correcto. No entanto encontrei o registo de casamento da Brites de Azevedo, nos paroquiais da Feira e concluí que o Geneall estava errado por erro de Luís da Gama (A nossa Maria de Carvalho era substancialmente mais velha do que ela e não poderia ser sua filha). Por outro lado, nunca constou na família que tivéssemos ascendentes Azevedos. Por sorte, o nobiliário de frei Sebastião de Resende, que está na casa-museu de Egas Moniz , em Avanca, esclarece e apresenta a filiação correcta, que é aquela que consta na minha base.
Abraço amigo,
Luís
Mais alguns elementos para clarificar o que disse. Estimo (com base na idade de filhos e netos) que Mateus Vaz de Pinho e Maria de Carvalho tenham casado c. 1560.
João de Carvalho de Morais (filho de António Rodrigues de Carvalho e de Isabel Rodrigues) casou com Brites de Azevedo Coutinho (filha de Diogo de Azevedo Coutinho e de Francisca de Almeida Alcaforado) em Ovar, a 1 de Setembro de 1591 (paroquiais: ovar,1,1508-1605,fl.67v-68).
Esta geração de Azevedos presume-se extinta.
Estes são os nossos verdadeiros antepassados Carvalhos
http://www.geneall.net/P/per_page.php?id=279738